Autoconhecimento

Como Obter Autoconhecimento: O Guia para você descobrir quem você é (Não se assuste)

como obter autoconhecimento
Como Obter Autoconhecimento: O Guia para você descobrir quem você é (Não se assuste)
(5) 100% (2) votos

Você tem conhecimento sobre quem verdadeiramente você é? Acredito que temos um conhecimento parcial de quem somos de fato. Neste guia sobre como obter autoconhecimento iremos explorar cada detalhe dessa jornada de autoconhecimento que na verdade será um desafio para aqueles que querem ultrapassar seus limites e destruir os seus medos.

Esse guia, é um guia completo para aqueles que desejam iniciar essa jornada, e iremos abordar a filosofia do autoconhecimento de uma forma pratica e jamais vista.

Os Filósofos não são os únicos que pensam e escrevem sobre o autoconhecimento.

Os psicólogos também têm muito a ensinar sobre esse vasto assunto, tanto que existem muitas técnicas psicológicas de autoconhecimento.

Em comparação com algumas abordagens psicológicas e literárias do autoconhecimento, a filosofia do autoconhecimento é árida e complexa.

A filosofia que iremos abordar aqui neste artigo até para não ficar muito extenso e complicado será a filosofia do autoconhecimento ocidental e não a oriental.

O que nós iremos absorver nessa jornada de aprendizado sobre como obter autoconhecimento?

O que é autoconhecimento?

A busca do autoconhecimento

Como obter autoconhecimento?

Gostou do que está por vir e deseja despertar outras pessoas para essa mesma busca que você está fazendo? Compartilhe esse artigo nas redes sociais.

Facebook

Twitter

Linkedin

Google+

O que é autoconhecimento?

o que é autoconhecimento

Uma resposta bem natural para essa pergunta é que o autoconhecimento é o conhecimento do nosso “verdadeiro eu”.

Nesse modo de pensar o seu verdadeiro eu é o seu verdadeiro você, e é composto de seu verdadeiro caráter, valores, desejos, emoções e crenças.

É o que você é realmente é e isso lhe diferencia de todas as outras pessoas.

O verdadeiro eu não é o Eu como ele aparece para os outros ou para si mesmo, mas o Eu como ele realmente é.

A busca pelo autoconhecimento é na verdade a busca pelo seu verdadeiro Eu.

A pessoas também que dizem que o autoconhecimento não é fácil de se encontrar.

Ter conhecimento do seu verdadeiro Eu seria uma bela conquista, e requer tempo e esforço.

E uma vez que você pensa no autoconhecimento como algo que precisa de esforço, surge uma pergunta natural: Qual é o verdadeiro sentido ou valor do autoconhecimento?

O que você ganharia de bom com ele e o que você perderia se não o alcançasse?

Somos inundados de questionamentos, mas que por sua vez os questionamentos nos levam a uma serie de possibilidades, que abre-se diante de nossas almas para podermos então decidir por que caminho percorrer ou que decisões tomar.

Algumas pessoas tem o autoconhecimento como algo muito valioso pois afirmam que você será muito mais feliz com ele do que sem ele.

Mas isso não é tão obvio assim; pois existem algumas verdades sobre si mesmo que você seria bem mais feliz se não soubesse. Talvez nesse caso, precisamos buscar em outros locais para explicar o valor do autoconhecimento.

Você pode até pensar na sugestão de Sócrates, de que o autoconhecimento é necessário para viver de uma maneira significativa ou a ideia relacionada de que você precisa de autoconhecimento para viver de forma “autentica”, ou seja, de uma maneira que você seja fiel a si mesmo, ao seu verdadeiro eu.

Para entendermos mais como obter autoconhecimento precisamos mergulhar mais fundo em algumas questões, tenho certeza que você vai ficar perturbado.

Para lhe ajudar ainda mais leia o artigo sobre Autoimagem que escrevi a algum tempo atrás aonde ele traz uma excelente reflexão sobre a imagem que temos de nós mesmo. Basta clicar aqui.

A busca do Autoconhecimento

a busca do autoconhecimento

Conhece-te a ti mesmo” Sócrates (479-399 a.C.)

A busca do Autoconhecimento está no centro de um número enorme de religiões e filosofias ao redor do mundo.

“Quem sou eu? Por que eu faço as coisas que eu faço? Posso mudar?”

Essas são questões perturbadoras que aflige a cada um de nós de várias formas possíveis.

E enquanto não acreditamos que aja uma resposta fixa para cada um desses questionamentos, podemos nos tornar melhor em investigar-nos.

(Isso parece bizarro)

Mas acontece que a psicologia descobriu várias maneiras em que nossas crenças sobre nós mesmos afetam não apenas nossos comportamentos, mas nossos resultados desse mundo.

Pessoas que se acham mais inteligentes, realmente se dão melhores em testes, mesmo que eles não sejam mais inteligentes ou não tenham estudado o suficiente.

As pessoas que acreditam que quando bebem uma bebida energética se tornam capazes de levantar mais peso do que o normal, mesmo que a bebida que lhes deram não contenha nenhum energético, realmente elas levantam.

As pessoas que acreditam que com menos sono realmente são capazes de fazer um desempenho bem melhor, elas realmente têm um melhor desempenho do que os que dormem normalmente.

As crenças são muito poderosas. E porque elas são tão poderosas precisamos treinar a nossa mente para observá-las e questioná-las.

Por tanto a busca pelo autoconhecimento envolve uma busca para entender vários critérios sobre as nossas crenças, e o porquê nós temos elas enraizadas da forma como temos.

Não posso aqui dizer como você fará sua busca, pois como já falamos, cada um é cada um, e, portanto, você tem a sua individualidade, apenas oferecemos uma bussola que será encaixada e configurada de acordo com a sua personalidade e valores.

Portanto buscar o autoconhecimento também é buscar se entender, buscar compreender a maneira como você avalia o mundo a sua volta.

Um avaliar sem julgamentos ou preconceitos, na verdade esse é um dos bloqueios que impedem as pessoas de conhecerem a si mesmas.

Se você quer descobrir como obter autoconhecimento precisa de fato soltar todo tipo de julgamento e preconceito que de alguma forma foi alojado em sua mente e daí então você estará preparado para se ver com outros olhos.

Como obter autoconhecimento?

como obter autoconhecimento com exercícios

Iremos aprender como obter autoconhecimento por meio de alguns exercícios básicos para você está se analisando e entendendo alguns aspectos de todo o seu ser.

Exercícios de autoconhecimento

O autoconhecimento será um processo em sua vida que nunca terá fim por isso precisamos sempre de tempos em tempos está fazendo os exercícios de autoconhecimento.

Você sempre irá ter algo para aprender sobre si mesmo, até porque nós estamos passando por mudanças constantemente e essas mudanças acabam trazendo novos questionamentos, sentimentos e comportamentos.

Às vezes elas nos mudam completamente e precisamos recomeçar a nos entender desde o início.

Se você quiser impulsionar este processo e entender um pouco mais sobre quem é agora, pode começar fazendo alguns exercícios de análise, visualização e observação:

– Faça listas

Colocar assuntos por tópicos deixa-os bem mais organizados e melhores de se entender.

Você pode fazer várias listas sobre você e a sua vida.

Comece por listar suas qualidades e defeitos, buscando ser o mais sincero possível com você mesmo.

Depois pode escolher 5, 10 ou quantos você preferir, momentos que marcaram a sua vida.

Faça também uma lista de coisas que você ama muito fazer.

Liste suas maiores prioridades na vida, seus sonhos atuais e os que já teve.

Outras duas listas interessantes para você fazer são de coisas que todo mundo gosta e você não gosta, e coisas que ninguém gosta e você sim.

Pensar dessa forma é ótimo para descobrir os seus diferenciais.

Esse exercício irá te trazer uma profunda reflexão sobre si mesmo.

– Descubra de fato o que você gosta de fazer

Esqueça a sua profissão, os estudos e as obrigações do dia a dia. Pense no que você de fato gosta muito de fazer, o que te coloca para cima, o que eleva sua autoestima, relaxado e feliz.

Você gosta de animais? Gosta de cantar? Correr? Jogar Xadrez? Assistir filmes de ficção cientifica? Decorar a casa? Gosta de passear no shopping? Ama muito comer, viajar, conhecer pessoas novas?

Anote tudo, sem exceção, que você gosta de fazer, sem se preocupar se você acha essas coisas essas coisas importantes ou não.

Talvez você descubra que nem está fazendo algumas coisas do que gosta, e outras está fazendo muito pouco, e vai acabar percebendo que muitas escolhas que tem feito não estão te conduzindo a felicidade.

Para você entender como obter autoconhecimento precisará analisar-se profundamente, e as perguntas são meios poderosos para isso.

– Crie uma linha do tempo

Para realizar esse exercício é ideal que você utilize papel, pois você dificilmente irá se lembrar de tudo na hora e vai precisar ir acrescentando algumas coisas conforme as lembranças forem surgindo.

Desenhe uma linha e acrescente nela todas as coisas marcantes que aconteceram na sua vida, tanto as coisas boas como as ruins também, desde sua infância até agora.

Marque os anos corretamente de cada acontecimento e vá fazendo na ordem. Caso não se lembre, coloque mais ou menos entre os anos que você supõe que ocorreram.

Anote tudo que você considerar importante.

Exemplos: Formatura do ginásio, colegial e faculdade, festas que foi, início e termino de um relacionamento, perca de alguém próximo, viagens, troca de emprego, transformou completamente o visual etc.

Quando sua linha do tempo já tiver um número bom de anotações, observe cada um dos fatos e pense em como cada um deles te afetaram e qual a ligação deles com quem você é hoje.

Estão percebendo como obter autoconhecimento da forma correta nos leva a uma viagem interna sensacional?

Você também perceberá que a sua vida hoje é baseada nas experiências do seu passado.

Por mais que nós não possamos mudar o que já passou, ter a consciência de como suas experiências definiram quem você se tornou é uma forma de obter um alto grau de autoconhecimento e entendimento sobre si mesmo.

– Observe a sua linguagem corporal

Nosso corpo vive dando sinais de como estamos nos sentindo em diversas circunstancias.

Muitas vezes, inclusive, ele nos trai, fazendo denúncias de sentimentos que gostaríamos de esconder quando, na verdade, estamos demonstrando-os sem perceber.

Quando estamos interessado em alguém, por exemplo, os nossos pés automaticamente se viram em direção à pessoa.

Se estamos de pé e cruzamos as pernas, indicamos algum tipo de desconforto ou tensão.

Ao contarmos uma mentira, alguns gestos nos denunciam: piscamos os olhos mais vezes, levamos a mão na boca e até a voz muda.

Estes são só alguns exemplos, mas existem muitos outros sinais que o nosso corpo dá e que dizem muito sobre nós.

Conclusão

conclusão

Aprendemos nesse artigo sobre como obter autoconhecimento e assim poder entender alguns fatos antes desconhecidos, vamos recapitular algumas coisinhas?

O autoconhecimento é conhecer a si mesmo como é e não como você imagina ou os outros acham que você seja.

E para alcançar esse fim precisamos buscar o autoconhecimento, e entendendo esse caminho de busca, precisamos nos avaliar diante de alguns exercícios e assim ter uma visão mais clara de quem somos.

Share:
Perfil Alinhamento Mental

Deseja Sair da Teoria e ir Para o Próximo NIVEL em TODAS as Áreas da Sua VIDA?

Coloque seu e-mail abaixo e faça parte dessa comunidade de revolucionarios que mudam a si mesmos e estão TRANSFORMANDO TUDO a sua volta!

Lhe enviamos um e-mail para você confirmar que realmente deseja fazer parte da nossa comunidade! Vai lá =)