O que é Programação Neurolinguística e Como Utiliza-la a seu favor!
Você sabe de fato o que é programação neurolinguística e o impacto que ela pode causar na sua vida?
Não?! Você está no lugar certo. Hoje nós vamos abordar como você pode entrar nesta jornada e aproveitar ao máximo os recursos desta incrível ferramenta.
“Por que continuar sendo a mesma pessoa, se você pode ser alguém muito melhor?” – Richard Bandler
A Programação Neurolinguística sempre irá surgir diante de quem está buscando melhoras na vida, é inevitável este encontro, e foi através dela que descobri o grande potencial que havia dentro de mim e como eu poderia utilizar esta capacidade ao meu favor.
Eu tinha muitas limitações que me impediam de ser quem eu verdadeiramente nasci para ser, feliz, prospero, abundante e realizador, ou seja, alguém de sucesso, eu acreditava que sucesso era para os outros e que eu não tinha a capacidade necessária para ser um homem de sucesso.
E se você acredita que pode e se acredita que não pode, você está absolutamente certo, pois nossa realidade é moldada por nossas crenças, e com a programação neurolinguística eu descobri como modificar tais crenças que me impediam de ter sucesso.
E por isso quero te convidar a ler este artigo até o final para você entender o que é programação neurolinguística e como ela pode te ajudar a ser bem melhor do que você é hoje.
O que iremos aprender hoje?
- A história da programação neurolinguística
- O que é Programação Neurolinguística?
- Técnicas populares de PNL
- Pilares da PNL
A historia da programação neurolinguística
Por volta de 1970, na Califórnia, na universidade da Santa Cruz, Richard Bandler e John Grinder uniram-se com um só propósito: entender por que algumas pessoas obtém resultados incríveis em determinada área, enquanto outras, nem mesmo com muito esforço e treinamento, alcançam o mesmo resultado e alta performance.
Eles iniciaram os estudos comparando pessoas que sofriam de vários tipos de problemas com aquelas pessoas que haviam se curado.
E descobriram uma grande diferença emocional entre os estados mostrados pelos dois grupos: enquanto o primeiro pensava no objeto de seu medo como se estivesse vivenciando as mesmas circunstancias outra vez, as segundas, não.
Ou seja, a forma como as pessoas encaram determinada circunstancia faz grande diferença no modo como elas vivenciam a vida.
A modelagem
A atividade principal da PNL é a modelagem, que é o processo de extrair e replicar a estrutura da linguagem e os padrões comportamentais de um indivíduo que é excelente em determinada área da vida.
Grinder e Bandler começaram sua busca pela PNL modelando três pessoas, Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson.
Esses gênios foram destaques como agentes profissionais de transformação, trabalhando no domínio da terapia. Todos os três gênios, Satir, Perls e Erickson executaram sua mágica a partir de uma perspectiva de excelência inconsciente.
Os terapeutas não mostraram a Grinder e Bandler uma descrição consciente de seu comportamento. Os modeladores (Bandler e Grinder) absorveram inconscientemente o que era inerente aos terapeutas e, em seguida, forneceram uma descrição.
Com um conhecimento raso de cada uma das especialidades dos terapeutas e pouco conhecimento do campo da psicoterapia como um todo, Grinder e Bandler, durante dois anos, iniciaram com entusiasmo à explicar partes selecionadas do comportamento dos terapeutas geniais.
Eles codificaram os resultados de seu trabalho em modelos baseados em linguagem, usando os padrões da gramática transformacional como vocabulário descritivo. Através da PNL “Modelagem” Grinder e Bandler colocaram em evidencia as habilidades tácitas dos gênios e foi ai que a PNL surgiu.
Em 1975, Bandler e Grinder apresentaram ao mundo os dois primeiros modelos de PNL nos volumes “Estrutura da Magia I e II”.
Os volumes que foram publicados pela respeitada editora “Science and Behavior Books inc” colocam a PNL no mapa e o interesse no campo da PNL se espalhou muito rápido.
Pessoas relacionadas as áreas da comunicação e comportamento por exemplo, procuraram aprender como elas também poderiam obter resultados surpreendentes ao realizar o trabalho de mudança.
Grinder e Bandler voluntariamente ofereceram cursos de treinamento na aplicação de seus modelos. Os cursos de treinamento realizados por Bandler e Grinder – provaram que os modelos de PNL eram transferíveis para outras pessoas, o que significa que os alunos poderiam usar os modelos de PNL com sucesso em seu próprio trabalho.
O que é Programação Neurolinguística?
PNL é a prática para entender como nós organizamos nossos pensamentos, sentimentos, linguagens e comportamentos para produzir os resultados que produzimos.
A PNL fornece às pessoas uma ferramenta para modelar gênios e líderes que atingiram um alto desempenho. A PNL também serve como ferramenta de desenvolvimento pessoal e sucesso nos negócios.
Um elemento-chave da PNL é que montamos nossos mapas mentais internos do mundo baseados na forma como filtramos e percebemos as informações absorvidas do mundo pelos cinco sentidos.
Programação
A resposta comportamental que ocorre como resultado de processos de filtragem neurológica e o mapa lingüístico subsequente.
Neuro
Cada ser humano criou seu próprio sistema de filtragem mental exclusivo para processar os milhões de bits de dados que são absorvidos pelos sentidos.
Nosso primeiro mapa mental de mundo é constituído por imagens internas, sons, consciência tátil, sensações internas, gostos e cheiros que se formam como resultado do processo de filtragem neurológica. O primeiro mapa mental é chamado de ‘Primeiro Acesso’ na PNL.
Linguística
Em seguida, atribuímos significado pessoal às informações recebidas do mundo exterior. Formamos nosso segundo mapa mental, atribuindo linguagem às imagens, sons e sentimentos internos, gostos e cheiros, formando assim a consciência consciente cotidiana. O segundo mapa mental é chamado de Mapa Linguístico (às vezes conhecido como Representação Linguística)
Técnicas populares de PNL
Predicados
A primeira descoberta deles foi que Satir correspondia aos seus predicados (verbos, advérbios e adjetivos aos de seus clientes sem ter consciência disso. Alguns clientes usavam predicados visuais principalmente, enquanto outros usavam predicados auditivos ou cinestésicos. Isso levou à proposição de que para qualquer pessoa, um dos sentidos (ver, ouvir ou sentir) é mais valorizado e reflete-se nas palavras que ele seleciona.Quando Satir combinou suas palavras com os predicados usados por seus clientes, os clientes perceberam que Satir os entendia. Isso criou um relacionamento, o que tornou suas intervenções mais aceitáveis.
Dicas de acesso aos olhos
Em seguida, Grinder e Bandler descobriram pistas de acesso aos olhos que são movimentos dos olhos, podem indicar se alguém está usando imagens, palavras e sons ou sentimentos ao pensar, lembrar ou aprender.
Por exemplo, quando uma pessoa destra olha para a esquerda, provavelmente está se lembrando de imagens visuais.
Posteriormente, Grinder e Bandler, depois de estudar Milton Erickson, refinaram os padrões lingüísticos usados pelos terapeutas para influenciar efetivamente o comportamento das pessoas.
Pilares da PNL
Estes são os quatro pilares (fundamentos) da programação neurolinguística
Rapport
A PNL oferece um presente importante para construir relacionamentos com outras pessoas. O rapport pode ser descrito como uma conexão rápida com outras pessoas. Criar relacionamento cria confiança dos outros. O rapport pode ser construído rapidamente através da compreensão das preferências da modalidade, dicas e predicados para acesso aos olhos.
Consciência sensorial
Às vezes, quando você entra na casa de alguém, percebe que as cores, cheiros e sons são sutilmente diferentes dos seus. A programação neurolinguística permite que você observe que seu mundo é muito mais rico quando você deliberadamente presta atenção total aos seus sentidos.
Resultado de pensamento
Um resultado é seu objetivo para fazer algo. Resultado se conecta a pensar sobre o que você deseja, em vez de ficar preso em um modo negativo de pensar. Os princípios da abordagem de resultados podem ajudar a tomar as melhores decisões e escolhas.
Flexibilidade comportamental
Flexibilidade comportamental significa ser capaz de fazer algo diferente se a maneira como você está fazendo isso atualmente não estiver funcionando. Ser flexível é um aspecto essencial da prática da PNL. Aprender PNL ajuda você a encontrar novas perspectivas e a incorporar esses hábitos em seu repertório.
Conclusão de O que é Programação Neurolinguística
Gostou do nosso artigo explicando o que é Programação Neurolinguística? Você não só aprendeu o que é programação neurolinguística como também conheceu a história, técnicas e como você pode aplicar as estratégias da PNL na sua própria vida.
Para você continuar aprendendo quero te convidar a conhecer o meu Livro que mostra muitas técnicas interessantissimas de PNL para você eliminar hábitos destrutivos de sua vida.
Para conhecer o e-Book que já vem transformando vidas ao redor de nosso país é só CLICAR AQUI para ir para a página onde mostro todos os detalhes do livro e como você pode fazer o download dele agora mesmo.